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Educação Sábado, 26 de Abril de 2025, 08:15 - A | A

26 de Abril de 2025, 08h:15 - A | A

Educação / HORTAS ESCOLARES:

Projeto contempla 300 unidades estaduais em 2025; veja quais são

Governo irá investir R$ 3 milhões no projeto desenvolvido pela Seduc e Seaf neste ano

Rayane Alves | Seduc
CUIABÁ MAIS
secom.mt.gov.br



A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) anunciou, nesta sexta-feira (25.4), a seleção de 300 escolas da rede estadual de ensino que participarão do Projeto Hortas Escolares 2025, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf). 

Com um investimento total de R$ 3 milhões, cada escola participante receberá R$ 10 mil para adquirir ferramentas, sementes e insumos, promovendo a produção de alimentos e ervas medicinais de forma orgânica e inovadora.

O secretário de Educação, Alan Porto, destacou que o projeto de cada escola passou por análise das Diretorias Regionais de Educação (DREs) levando-se em consideração não apenas a sua contribuição para a alimentação escolar, mas também como uma ferramenta pedagógica. 

“Ao cultivar uma horta, os alunos têm a oportunidade de aprender sobre nutrição, sustentabilidade e o ciclo da vida das plantas. Essa experiência prática estimula o interesse pela ciência e pela biologia, tornando o aprendizado mais dinâmico e envolvente”, explicou.

Além disso, ele salientou que as hortas escolares promovem a valorização da agricultura familiar, conectando os estudantes com a realidade dos produtores locais. 

“Isso não apenas contribui para a economia regional, mas também ensina aos jovens a importância de consumir alimentos frescos e saudáveis, combatendo a obesidade e promovendo hábitos alimentares mais conscientes”, falou.

Alan disse, também, que o projeto visa fortalecer o vínculo dos estudantes com o meio ambiente, incentivando a responsabilidade social e a consciência ecológica. “Ao integrar a teoria à prática, as hortas escolares se tornam um espaço de aprendizado holístico, preparando os jovens para serem cidadãos mais informados e responsáveis”, completou o secretário.

Desde 2020 a Seduc incluiu no currículo das escolas do campo a Parte Diversificada, por meio do componente curricular Ciências e Saberes do Campo. Essa iniciativa visa complementar e enriquecer a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), respeitando as especificidades regionais, culturais e produtivas das comunidades locais.

 

Entre as eletivas ofertadas, destaca-se a disciplina Agroecologia:  Conhecimento, Produção e Prática, que propõe ao estudante refletir sobre suas raízes culturais e o vínculo com práticas produtivas tradicionais, incentivando o protagonismo juvenil e a valorização da cultura, experiências e saberes locais.

As hortas escolares oferecem variedade de alimentos frescos e orgânicos e apoia os estudantes, tanto na escola quanto em casa, pois o excedente da produção poderá ser doado a estudantes considerados hipossuficientes.

Confira AQUI a relação das escolas contempladas.



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